Configuração do Servidor Proxy no Windows 7/Vista

Muitos profissionais de TI supõem que configurar o Servidor Proxy pelo Internet Explorer é o bastante para que as Atualizações do Windows funcionem adequadamente (seja em modo automático ou apenas notificação), quando se utiliza um Servidor Proxy que esteja em modo não transparente. Acontece que isto não funciona e daí correm feito loucos para resolver o problema, fazendo o download das atualizações do windows manualmente, aplicando-as de estação em estação. Ou ainda instalando o WSUS (Windows Server Update Services), que se trata de uma ferramenta muito útil, por sinal. Mas o caso aqui é outro: como permitir as Atualizações do Windows com as estações atras de um Proxy sem ter que instalar uma aplicação adicional? Por que as configurações do servidor proxy pelo Internet Explorer não permitem essas atualizações, já que o IE é integrado ao sistema operacional?

A grosso modo, as configurações de proxy pelo IE, ou qualquer outro navegador, dizem respeito apenas ao acesso de páginas web atraves do navegador. As atualizações automáticas do windows estão por tras de outros dois serviços do SO: WinHTTP (Windows HTTP Service) e BITS (Background Intelligent Transfer Service) para verificar, notificar e baixar as atualizações disponíveis a partir dos servidores da Microsoft. Resumindo, é preciso configurar no “core” do Windows qual o IP do servidor proxy e a porta utilizada conforme abaixo.

Abra um prompt com privilégios administrativos, digite netsh winhttp show proxy, tecle enter e o resultado é o seguinte:

netsh winhttp show proxy
 Configurações do proxy WinHTTP atuais:
 Acesso direto (nenhum servidor proxy).

Ainda no prompt, para configurar o proxy, digite netsh winhttp set proxy 192.168.0.1:3128 e tecle enter (supondo que seu servidor proxy esteja no IP 192.168.0.1 ouvindo na porta 3128). O resultado é esse:

netsh winhttp set proxy 192.168.0.1:3128
 Configurações do proxy WinHTTP atuais:
 Servidor(es) Proxy:  192.168.0.1:3128
 Lista de ignoráveis     :  (nenhum)

Para resetar o proxy digite netsh winhttp reset proxy:

netsh winhttp reset proxy
 Configurações do proxy WinHTTP atuais:
 Acesso direto (nenhum servidor proxy).

Maiores informações sobre o netsh, digite netsh ?
Para Windows XP, o comando é proxycfg /?

This entry was posted in Tutoriais, Windows and tagged , , , . Bookmark the permalink.

72 Responses to Configuração do Servidor Proxy no Windows 7/Vista

  1. evelyn says:

    obrigada me ajudou muito

  2. Anderson Oliveira says:

    Obrigado!!! Funcionou no windows 7 pro.

  3. Isaac says:

    Olá, a tempos procuro como mudar o proxy do windows, só achava como mudar de navegadores, do java e de alguns programas que permitem mudar o proxy. Só que muitos outros que utilizavam a net, não se conectavam ao proxy. Ai achei aqui, muito obrigado por compartilhar conosco! Porém, eu não consegui fazer a alteração do proxy pelo netsh :( aparece : Erro ao gravar as configurações do proxy. Acesso Negado.
    Por favor, me ajude ? Agradeço muito! Abraços.

  4. Pietro says:

    Olá, fiz a configuração que você sugeriu mas ainda assim não consegui que o windows (8 64bits) iniciasse com o proxy autenticado. Estou em uma rede que necessita da autenticação de um proxy para se conectar a internet. Para navegar está tudo ok, mas não consigo usar google drive, nem atualizar o anti virus. Você sabe algum modo que eu possa configurar para que o windows autentique o proxy na inicialização, liberando a conexão à internet para todos os aplicativos abertos depois disso ?

    Obrigado!

    • kemp says:

      Olá Pietro,
      Acredito que esta autenticação, ao iniciar o Windows, não seja possível.

    • Isaac says:

      Anderson, coloquei este mesmo proxy, mas não consegui, deu acesso negado. Como você colocou no cmd?

      • kemp says:

        Isaac, você respondeu ao Pietro quando deveria ser ao Anderson. Não tenho como alterar a posição disto. Será que você poderia colocar a sua pergunta no local correto, ou seja, ao Anderson?

  5. Bruno Binoeza says:

    Bom dia Mr. Kemp

    Não sou administrador de rede, tampouco funcionário de TI.

    Sou responsável pela minha máquina, tenho um user e pw de acesso ao proxy com todos os privile´gios, nenhum bloqueio etc.
    Sou designer Gráfico e tenho um conhecimento, diria intermediário/ avançado.

    O proprietário da empresa também não entende o porque, mas só minha máquina, mesmo depois desse processo descrito acima, é a única que não atualiza anti-virus, não conecta no windows update, java etc… Todos os serviços online fica disponíveis, exceto as atualizações.

    Gostaria de saber se tem um outro caminho, se tem como configurar meu ID e PW no sistema de proxy pelo netsh, afinal a minha máquina é a única que não está atualizada por esse motivo. Todas as outras já estão regulares, pois eu mesmo fiz os processo de atualização e correção de instalações. As demais máquinas simplesmente quando peço para atualizar, abrem uma caixa de diálogo e pede pra digitar user e pass… pois bem a minha não pede mesmo depois de todo o processo do netsh ter sido feito. Já penso até em formatar ela, porém demanda tempo e a máquina não pode parar

    Não sei mais que solução procurar!

    • kemp says:

      Olá Bruno Binoeza,
      Pelo netsh desconheço opção de configurar usuário e senha.
      Estou supondo que o Proxy citado seja o Squid e você também não especificou se existe AD nesta rede. Há muitas formas de autenticação no Proxy e o Squid possui configurações bastante complexas, possibilitando a navegação Web para usuários não autenticados mas impossibilitando outros acessos. Em ambientes com AD, o usuário precisa estar logado no domínio para este fim.
      A falta da caixa de diálogo (janela pop up) pode ocorrer também por alguns outros fatores:
      1- The login dialog box which pops up asking for username and password is a feature of your web browser.
      2- Test Squid with auth
      Internet Explorer:
      Test browsing through squid with IE. If logged into the domain, a password prompt should NOT pop up.
      Confirm the traffic really is being authorized by tailing access.log. The domainusername should be present.
      Netscape, mozilla, opera…:

      Test with a non-IE browser. A standard password dialog should appear.

      Entering the domain should not be required if the user is in the default domain and “winbind use default domain = yes” is set in smb.conf. Otherwise, the username must be entered in “domainusername” format. If no usernames appear in access.log and/or no password dialogs appear in either browser, then the acl/http_access portions of squid.conf are not correct.

      Recomendo consultar o responsável pela administração do Proxy sobre estes problemas. Abaixo, alguns links que podem ajudá-lo:
      http://wiki.squid-cache.org/Features/Authentication
      http://www.comfsm.fm/computing/squid/FAQ-23.html
      http://wiki.squid-cache.org/SquidFaq/WindowsUpdate

  6. Andersono says:

    Ola !!! Conseguir fazer as configurações de proxy no cmd como administrador.coloquei o proxy 200.142.130.166 e a porta 8080 isto já estava nas configurações do IE depois busquei atualizações do Windows update e funcionou… agora toda vez que a internet da vivo reduzir para 32kbps irei fazer esta configuração para atualizar o sistema. Obrigado por lembra os comandos pois eu tinha esquecido. não sou profissional de TI mas gosto de aprender.. conhecimentos é sempre bom… Valeuuuu

    • kemp says:

      Olá Anderson Araujo,
      Apesar de você não ser profissional de TI, seu comentário está dentro do assunto deste tópico e é muito bom saber que isto lhe ajudou a contornar suas dificuldades.

  7. Felype says:

    eu não consigo fazer download, quando eu faço algum downlaod pel baixaki , aparece que não foi possivel instalar , e escreve pra verificar a conexão com a internet , que esta perfeita, e do lado escreve pra verificar a configuração da PROXY , o que eu faço pra ajustar ?

    • kemp says:

      Olá Felype,
      Em certos ambientes, principalmente corporativos, instalar software só é possível se você tiver privilégio de administrador da máquina (PC). Além disto, como eu já expliquei por várias vezes nos comentários abaixo, nestes ambientes corporativos e até mesmo em alguns ambientes caseiros (home), pode haver algum tipo de bloqueio no proxy ou no firewall que impede downloads de arquivos executáveis, dentre outros. Nestes casos, fale com o administrador de sua rede ou de seu PC.
      O que eu vou dizer a seguir não diz respeito a sua pessoa Felype, mas sim a todos os outros usuários de PC que continuarem a questionar problemas semelhantes: Este Tutorial – tópico – tem por alvo admin de redes e/ou TI..
      É muito fácil diferenciar quem é usuário de quem é admin de redes pelos questionamentos. Portanto, de agora em diante, só irei aprovar e responder as questões que estejam diretamente focadas no assunto deste tópico e seu público alvo: admin de redes e/ou TI.

  8. johnnybe says:

    Boa tarde Sr. Kemp,
    Eu estava lendo os comentários neste seu tutorial e notei que na maioria das vezes são comentários de pessoas que mal sabem o que é proxy e também não entenderam nada por serem apenas usuários de PC. Pelo que percebi, este tópico tem como publico alvo, iniciantes em administração de redes ou até mesmo, como o Sr. deixou bem claro lá no início, profissionais de TI com desconhecimento de causa, mal informados mesmo. Queria entender como o Sr. ainda tem paciência em responder algumas questões que estão totalmente fora do propósito. Eu não faria questão nehuma de responder a maioria destes comentários abaixo. Desculpe esta minha opinião, certo?

    • kemp says:

      Olá Johnnybe,
      Não há o que desculpar, pelo contrário. Acho que você pegou o ponto certo do propósito deste Tutorial, ou seja, tem como público alvo admin de redes e profissionais de TI que desconhecem estes detalhes, seja por mal treinamento ou aprendizado. Algumas vezes, apenas por esquecimento mesmo.
      Acontece que os usuários de computadores – e também “alguns admin de redes” – não interpretam corretamente o texto escrito ou apenas focam no problema imediato deles sem prestar atenção aos detalhes do tópico.
      Quanto à minha paciência e dos demais responsáveis por este blog, você deve ter percebido que cada comentário precisa de aprovação antes de ser publicado. É nosso lema sempre aprovar e responder questionamentos, a não ser quando os comentários estão completamente fora dos temas e assuntos propostos por este blog. Temas e assuntos estes que podem ser consultados aqui: http://nextsense.com.br/blog/sobre
      Obrigado Johnny, pelas suas observações e volte sempre.

  9. Erika says:

    Ola eu nao consegui assesar algumas paginas como o facebook igual a alguns da mesma rede minha e meu computador detectou q tinha problema no proxy ai eu tentei arrumar nao opçoes de internet mas nao sei qual endereço coloco e tudo que faço nao adianta gostaria de saber como Obrigada

    • kemp says:

      Olá Erika,
      Que rede é está? Se for uma rede corporativa fale com o administrador desta rede sobre as configurações do proxy. Corporações, em sua grande maioria, bloqueiam facebook, youtube, orkut, msn, ultrasurf, sites pornográficos etc.

  10. Davyd says:

    cara, como deixar meu proxy não transparente?

    • kemp says:

      Davyd,
      Quem administra este Proxy e que Proxy é este? É você quem administra o Proxy?
      Caso você seja admin de redes, deseje suporte sobre o Proxy Squid em relação ao pfSense, então poderei avaliar melhor esta sua questão. Do contrário, mais uma vez, vou repetir uma resposta a um questionamento semelhante que pode ser consultada mais abaixo: “Essa configuração é para cada estação (cliente) que necessite conectar-se a um determinado Servidor Proxy de forma a conseguir acesso às atualizações citadas“.
      Este Tópico não diz respeito às configurações do Servidor Proxy em si, conforme introdução bastante clara.

      • Davyd says:

        blz “kemp”!
        Na verdade eu estava tentando resolver um problema com a minha conexão de rede sem fio. Eu usei um programa (UltraSurf) e funcionou legal da primeira vez… mas depois ñ consegui mais ter acesso à minha rede… Aparece como “conectado” mas “sem acesso à internet”… Me falaram que seria problema com o proxy… aí eu vi seu post e achei que seria uma solução…enfim. Ñ sei se vc conhece esse programa e o que ele faz com as config. da rede… sei lá…Se você puder me dar uma dica de como resolver meu problema, agradeço. abraço, parabéns pelo blog.!

        • kemp says:

          Olá Davyd,
          Se você estiver num ambiente de rede onde o Ultrasurf está bloqueado, enquanto ele estiver ativado, a conexão externa (internet) estará também bloqueada porque o Ultrasurf passa a agir como “conexão de proxy ativo” na máquina onde ele está sendo executado.

          • Davyd says:

            Ah sim entendi… Veja se vc entende…
            Eu conectei uma rede wireless q alguns sites estavam boqueados pelo “DansGuardian”, daí usei esse ultrasurf, tudo ocorreu normalmente… Passaram os dias e quando tentei conectar denovo deu akele probl. q eu mostrei (“conectado”. “sem acesso…”). Eu já excluí o ultrasurf do meu pc mas ñ deu em nada. Aí qria saber como devo proceder para tentar reverter esse problema… ou ñ dá para reverter?

          • kemp says:

            Davyd,
            Verifique as configurações das Opções da Internet, aba conexões, configurações da LAN, no painel de controle, supondo que você utiliza sistemas Windows. Será que o Ultrasurf não alterou estas configurações? Além do mais, quem administra esta rede e o DansGuardian? Será que o admin de redes (atraves do Squid+DansGuardian) não bloqueou seu IP justamente por ter descoberto que você estava usando a rede indevidamente? Se quem administra esta rede não for você, tudo o que você poderá fazer é falar com o admin desta rede na qual você está bloqueado.

  11. Yuri Cassalho says:

    Eu estou tentando instalar o Bluestacks e diz que as informações de proxy do windows installer nao foram instaladas , o que posso fazer

  12. Luis Henrique says:

    Meu notbook não acessa o facebook mas acessa todos os outros sites normal, o que devo fazer?????

    • kemp says:

      Olá Luis Heinrique,
      Procure o administrador de sua rede. Com certeza há alguma regra de bloqueio ao Facebook, seja no Proxy ou no Firewall.

  13. deivison says:

    aew cara to com uma duvida aki o meu caso aki e o seguinte
    eu tenho uma conecçao vivo 3g aki q me conecto a internet por ela por um proxy mais quando vou fazer a atualizacao pelo WU nem sempre da certo as vezes ela começa a baixar e as vezes para
    queria saber se esse seu procedimento ai em cima e para colocar todas as conecçoes do windows para um só servidor ou servisso
    trduzindo quero saber se essa sua config aew e para direcionar todas as coneçoes para esse proy?
    aguardando respostas ^^

    • kemp says:

      Essa configuração é para cada estação (cliente) que necessite conectar-se a um determinado Servidor Proxy de forma a conseguir acesso às atualizações citadas. Geralmente conexões 3G são muito instáveis devido a interferências, causando perda de pacotes e por isto as falhas que você relatou. Ou seja, as vezes o processo de atualização ocorre com sucesso e outras vezes falha.

      • deivison says:

        aew kemp deixa eu te pertubar com mais uma coisinha aki meu querido
        por exemplo to usando aquela mesma coneçao que falei pra vc ai em cima mais agora minha duvida e outra
        agora e essa:nem todos os servidores de download ou sites disponibilizam o conteudo para usuarios proxy correto?
        entao meu caso é, gostaria de saber o porque que isso acontece e como esse “filtro proxy” funciona e se tem como eu burlar esse abençoado pra que eu possa baixar as coisas que eu quero sem ter que me preocupar
        um grande exemplo disso e no 4shared que so consigo baixar os arquivos se eu adicionalos a minha conta primeiro e depois usar o app 4shared desktop para eu poder fazer o download
        meu querido se vc poder me explicar ficaria muito grato mesmo poisja to aprendendo muita coisa aki ^^

        • kemp says:

          Prezado Deivison,
          Um dos maiores propósitos deste Blog é Segurança de Redes. O que você está pedindo contraria, na sua totalidade, este propósito. Peço a gentileza que, da próxima vez, você procure ater-se aos assuntos relacionados ao conteúdo do Blog, do contrário serei obrigado a simplesmente deletar, sem qualquer justificativa, questionamentos e/ou comentários que estejam em desacordo com nossos princípios.
          Atenciosamente,
          Kemp
          Blog Admin

  14. Wanderson says:

    Não consigo salvar o nome usuário e nem a senha do servidor proxy que uso na internet explorer. já tentei por opções da internet no painel de controle mas é a mesma coisa. alguém pode me ajudar?

    • kemp says:

      Olá Wanderson,
      Você está numa rede corporativa com Active Directory? Existem políticas de acesso onde o Administrador do sistema/rede pode, além de obrigar a autenticação no Proxy, impedir que os usuários salvem as senhas por medida de segurança.

  15. Lucas says:

    Cara, muito obrigado. Tava precisando muito disso ai e funcionou.

  16. Danilo says:

    Amigo ao colocar
    netsh winhttp set proxy 200.142.130.104:80
    a mensagem q aparece é
    “A sintaxe deste comando é:
    NET
    [ ACCOUNTS : COMPUTER : CONFIG: CONTINUE : FILE : GROUP : HELP : .”
    e mais alguns nomes lá.
    O que eu faço ? esse proxy é usado para aumentar a velocidade do 3g da vivo junto com um apn. Eu já configurei dentro do meu navegador e funciona de boa, o problema é que alguns sites ele não abre. Pode me ajudar ? Grato.

    • kemp says:

      Olá Danilo,
      Apesar de, na sua pergunta o comando aparecer como correto, tenho certeza que no momento em que você digitou e executou o comando havia um erro na digitação. Eu só obtenho aquele tipo de saida se digitar alguma coisa errada no comando, como no exemplo abaixo:

      C:\User\admin>net sh winhttp set proxy 192.168.xxx.xx:80
      A sintaxe deste comando é:
      NET
      [ ACCOUNTS | COMPUTER | CONFIG | CONTINUE | FILE | GROUP | HELP |
      HELPMSG | LOCALGROUP | PAUSE | SESSION | SHARE | START |
      STATISTICS | STOP | TIME | USE | USER | VIEW ]

      Reveja seu comando e aplique-o novamente. O correto é: netsh winhttp set proxy ip:porta

  17. fred says:

    olá amigo, alem de configurar o proxy e porta tem como setar a config de user e senha?

    • kemp says:

      Olá Fred,
      Infelizmente não. O comando só permite essas configurações, conforme listagem abaixo copiada do prompt:

      C:\Users\xxxxxx>netsh winhttp set proxy help
      Uso: set proxy [proxy-server=] [bypass-list=] Parâmetros:
      Marca Valor
      proxy-server – servidor proxy para uso de protocolo http e/ou https
      bypass-list – uma lista de sites que devem ser visitados ignorando-se o
      proxy (use “” para ignorar todos os hosts com nomes
      curtos)
      Exemplos:
      set proxy meuproxy
      set proxy meuproxy:80 “
      ;bar”
      set proxy proxy-server=”http=myproxy;https=sproxy:88″ bypass-list=”*.foo.com”
      C:\Users\xxxxxx>

  18. evandro says:

    amigo para quem quer montar um servidor prox com o win.7 des dos primeiros passos vc tem uma dica uma ajuda ai colega, aguardo vc responder meu email!!!

    • kemp says:

      Olá Evandro. Infelizmente, usando os recursos próprios do sistema operacional Win7, não tenho a menor idéia. Nem sei se o sistema oferece esse recurso. Sei que existem alguns programas compatíveis para esse fim, bem fáceis de configurar como o AnalogX Proxy. Inclusive é possível instalar o Squid em Sistemas Windows, mas é bem mais complexo. Já fez pesquisas pela internet a esse respeito? No Google achei várias informações.

  19. Steven says:

    Oi cara , gostei bastante da postagem, mas tou com um problema, eu uso internet 3g aí eu uso um APN que acho que ele modifica meu proxy, eu uso ele aí do nada para de funcionar jogos online como gta , nao aparece nenhum server, e rádios online também não reproduzem, o uTorrent não funciona, está horrivel isso começou desde que eu testei esse apn mms.vivo.com.br com o dns 8.8.8.8 e o segundo 8.8.4.4 aí o proxy que esta entrando no meu pc é 200.142.130.104 ou 200.142.130.166 , eu tiro o proxy no opções de internet e nada a mesma coisa, tirei pelo cmd com privilégio de adminstrador e nada também, só fica normal quando eu formato, mas eu preciso usar essa config pq é mais rápida, me ajuda vlw irmão abraço.

    • kemp says:

      Olá Steven. Não conheço esse APN. Já tentou verificar detalhadamente as configurações dele? Já fez alguma pesquisa na Internet sobre isso? Na minha opinião, se um aplicativo altera as configurações de proxy de seu sistema sem que você tenha conhecimento disso, eu simplesmente desinstalo ele e coloco na minha lista de “coisas a serem ignoradas”.

      • Bruno says:

        olá amigo,
        estou com o msm problema do steven, se puder nos ajudar :\
        desde ja agradeço

        • kemp says:

          Olá Bruno,
          Infelizmente, não poderei ajudar. Conforme minha resposta anterior ao Steven, não conheço esse APN. Além disso, se não funciona como o esperado, por que não tentar algum outro APN que funcione adequadamente? Será que só existe esse? Não sei dizer porque não utilizo 3G.
          Já verificou o que esse APN instala nos componentes de rede? Talvez um driver que pode ser desativado? Já tentou recorrer ao suporte desse APN?

  20. Nádia Alves says:

    Olá Kemp, eu estava pesquisando no google uma maneira de desbloquear o facebook que do nada não tenho mais acesso do meu computador, posso acessa-lo de outro pc ou até mesmo de celular. Mas aqui tenho este problema.
    Bom, encontrei esta resposta e solução neste site:
    https://productforums.google.com/forum/?fromgroups=#!topic/chrome-pt/CB_7Nx4LHPI

    Mas o problema Kemp é que ocorre este problema, quando tento alterar configurações de proxy no google Chrome:
    ” o acesso esta negado pelo administrador de sistema para fazer alteração de proxy.”

    O que devo fazer Kemp, me ajude?
    Obrigada e aguardo resposta

    • kemp says:

      Olá Nádia,
      Acho que essa mensagem “o acesso esta negado pelo administrador de sistema para fazer alteração de proxy” está bastante clara. Em redes corporativas com SOs Windows, o Administrador do Sistema pode bloquear certas configurações de cada estação (computador), separadamente ou por grupos. Daí o porque de alguns usuários em suas estações poderem alterar as configurações de Proxy e outros não, terem acesso irrestrito a qualquer URL (site) e outros não.
      Já vi casos onde o Administrador do Sistema mudou e aquele que assumiu o cargo simplesmente se esqueceu de liberar o acesso, ou alterar as configurações do Proxy, de estações que precisariam de acessos menos restritivos.
      Esse recurso de bloquear algumas configurações do Windows, em certos grupos/estações, geralmente é feito pelo Admin do Sistema no AD (Active Directory): http://pt.wikipedia.org/wiki/Active_Directory
      Sendo assim, recomendo que você procure o Administrador de sua Rede e verifique se ele pode ou não liberar seu acesso.
      Seja bem-vinda e fique antenada no blog.

  21. Christine says:

    Oi Kemp, uma ajuda, temos squids (windows 2008/2003) para cada filial da empresa, e em nenhuma delas consigo que a versão 2011 e 2012 do MSN para Windows 7 funcione, pode me ajudar?

    • kemp says:

      Olá Christine,
      O MSN tem campo próprio para configuração do Proxy. Essa mesma configuração pode ser feita pelo Painel de Controle (Opções da Internet). Isso acontece apenas nas estações com Windows 7? Será que não há alguma regra de bloqueio (no firewall ou no próprio Squid) para algumas estações específicas?

  22. Marcia says:

    Olá! Tenho um note dell com windows 7, que do nada parou de ter acesso a internet, localiza as redes, tudo, mas da o seguinte problema: ” o windows não pode detectar as configurações de proxy desta rede”. Gostaria de alguma sugestão para solucionar o problema. Obrigada!

  23. Rafael says:

    kemp,
    qndo eu digito netsh winhttp reset proxy recebo acesso negado como resposta. Oq faço nesse caso??obg.

    • kemp says:

      Essa mensagem de Acesso negado, significa que você executou o comando (prompt) sem privilégios administrativos. É necessário ser administrador para alterar o sistema. Você precisa de privilégios administrativos. Execute os comandos através do prompt com privilégios administrativos e nos dê um feedback (retorno).

  24. jordana says:

    ola meu proxy está em inglês estou tendo dificuldade em configura-lo tem como mudar o indioma dele…

    • kemp says:

      Ôi Jordana,… seja bem-vinda.
      Faltam algumas informações básicas e importantes para poder ajudá-la:
      Quem administra o Proxy e qual é o Proxy? O Proxy está rodando em qual Sistema Operacional?
      Se você esclarecer esses pontos, a possibilidade de ajuda aumenta consideravelmente. Quanto mais informação, melhor.

  25. Adilton Marques says:

    Olá kemp, conseguir colocar o servidor proxy no sistema, com permisão de adm. O widows Update atualizou normalmnte, Porém o Ant Virus, Microsoft Security ainda continua não querer atualizar com o proxy. Existe alguma forma de atualizar ele com proxy? Muito obrigado por compartilhar seus conhecimentos de informática conosco. Abraços…

  26. Adilton says:

    Tentei colocar o proxy no sistema do meu windows 7, mas ao seguir seus passos corretamente e colocar o meu proxy e clicar em ok. Aparece a seguinte mensagem: Erro ao gravar as configurações de proxy. (5) Acesso negado. Poque aconteceu isto? Por favor me ajude ae ferra. Obrigado

    • kemp says:

      Olá Adilton Marques,
      Esta mensagem de erro, seguida de Acesso negado, só pode significar que você executou o comando (prompt) sem privilégios administrativos. É necessário ser administrador para alterar o sistema. Um detalhe que me chamou a atenção neste seu comentário, foi o fato de você dizer que clicou em ok. Para efetuar um comando, após digitá-lo corretamente, basta teclar enter. Foi isto que você quis dizer, ou seja, executou o comando teclando enter ou estava nas Opções da Internet configurando o Proxy? Seja como for, ainda assim, você precisa de privilégios administrativos.

      Por favor, reveja o tópico atentamente, execute os comandos através do prompt com privilégios administrativos e nos dê um feedback (retorno).

      Obrigado pela visita e pelo comentário.

  27. Leandro says:

    Bom dia kemp,
    Estou configurando um squid 3.1 para minha empresa, e utilizei as regras descritas aqui para configurar o squid de modo a liberar as atualiações automáticas do windows. Porém, elas só estão funcionando no Windows XP, via browser. No windows 7 eu recebo o erro 8024402F e não consigo atualizar. Alguma idéia do que possa ser?
    Grato desde já,
    Leandro.

    • kemp says:

      Olá Leandro!
      Suponho que os comandos para configuração no XP e também no Windows 7 tenham sido executados corretamente:

      1- Verifique se os serviços WinHTTP (Windows HTTP Service) e BITS (Background Intelligent Transfer Service) estão iniciados. Você irá encontrá-los com os seguintes nomes, respectivamente:
      Serviço de Descoberta Automática de Proxy da Web – WinHTTP (Windows HTTP Service)
      Serviço de transferência inteligente de plano de fundo – BITS (Background Intelligent Transfer Service)

      Para que estes serviços funcionem adequadamente em tal ambiente, os mesmos precisam estar iniciados e configurados para inicialização automática.

      2- Caso os serviços acima estejam iniciados e, ainda assim, você encontrar problemas, uma pequena pesquisa no Google sobre 8024402F vai lhe apontar vários links. As soluções são várias e as causas também são diversas, como corrupção do Windows Update Temporary folder. Por exemplo, dê uma lida na quarta resposta do link abaixo. Esta resposta inicia assim:

      Hi Jaygan,

      This issue can be caused by the following factors:

      1. The Windows Update service has been stopped.
      2. Corrupted Windows Update Temporary folder.

      In order to narrow down the cause of this issue and resolve it, please refer to the following steps. After finishing each step, please check the result again on the Windows Update website.
      Hi Jaygan,

      This issue can be caused by the following factors:

      1. The Windows Update service has been stopped.
      2. Corrupted Windows Update Temporary folder.

      In order to narrow down the cause of this issue and resolve it, please refer to the following steps. After finishing each step, please check the result again on the Windows Update website.

      http://answers.microsoft.com/en-us/windows/forum/windows_7-windows_update/windows-update-still-giving-error-code-8024402f/d675d686-277d-4fcb-a588-229aa36bedc5

  28. Jonatas says:

    Tem muitos programas que tem um patcher de atualização, principalmente jogos, alguns eu consigo configurar para conectar com o proxy, outros só atualizam se for por conexão direta, não tem uma forma de eu conectar o proxy no windows (assim como a autenticação) para que esses programas busquem o acesso nele e eu não precise configurar manualmente sempre?

    • kemp says:

      Na maioria dos programas e jogos que eu conheço, quando bem desenvolvidos/programados, existem campos para configurações de Proxy.
      Muito deles, inclusive com campos para usuário/senha.
      Se não for esse o caso de alguns desses programas/jogos que você citou, você pode usar a configuração diretamente no Proxy, conforme o link que coloquei na resposta anterior. Ou consulte o desenvolvedor do programa.
      Devo ressaltar que essa configuração de proxy do SO não obriga os programas a usarem ele.
      Enfim, tudo depende do programa.

  29. Jonatas says:

    E se o proxy tiver senha, não vai dar pra entrar automaticamente, oq eu faço???

    • kemp says:

      Olá Jonatas,
      Tem muitas variáveis que dependem de seu ambiente e da configuração do servidor proxy. Uma vez que um usuário se autentique, todos os serviços no cliente que dependam desse proxy deverão funcionar normalmente, desde que devidamente configurados IP/Porta. Mas há também a questão das permissões por exemplo, quando num ambiente usando groups acl com SquidGuard ou usando os próprios grupos do AD.
      Normalmente, um Proxy bem configurado, não deveria solicitar usuário/senha para que o Windows Update funcione automaticamente. Mas isso vai da política do admin da rede.

      No Squid, para que o Windows Update funcione automaticamente, sem necessidade de autenticação do usuário a cada vez, siga esse link:
      http://wiki.squid-cache.org/SquidFaq/WindowsUpdate#How_do_I_stop_Squid_popping_up_the_Authentication_box_for_Windows_Update.3F

  30. Leandro says:

    Acabei de usar aqui, funcionou de primeira!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *


*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>